Como saber se tenho Trombose venosa cerebral?

Como saber se tenho Trombose venosa cerebral?

29/12/2017 às 02:09:00

Como saber se tenho Trombose venosa cerebral?

O diagnóstico da TVC requer, primeiro, que exista uma suspeita clínica. A partir daí uma série de exames de imagem como tomografia com estudos dos vasos ou ressonância com estudo dos vasos poderão ajudar a esclarecer o quadro. Pode ser suspeitado com a tomografia de crânio contrastada, porém a ressonância magnética (RM) de crânio com angioressonância venosa é o método diagnóstico de eleição, pois permite a visualização dos trombos venosos. O método padrão ouro ainda é a angiografia cerebral digital que só é solicitada na suspeita de falso-negativo à RM, como na TVC só de veias corticais.
A coleta de líquido da espinha (líquor) e exames de sangue gerais e específicos ajudarão a encontrar a causa da trombose. Existem, inclusive, uma série de causas genéticas que podemos pesquisar.
Entre as causas de TVC, destacam-se a gravidez e o puerpério, medicamentos (anticoncepcionais orais, danazol), síndrome antifosfolípide primária, trombofilias hereditárias (deficiências de proteínas C e S, de antitrombina III, fator V de Leiden, mutação 20210 G®A do gene da protrombina) e infecções para-meníngeas. Preconiza-se o tratamento anticoagulante com heparina endovenosa, seguida de anticoagulação oral (6 meses ou mais, dependendo da etiologia). Conforme a evolução, pode ser necessário o uso de corticóides (cefaléia, piora clínica) e de anticonvulsivantes. O prognóstico pós-tratamento é relativamente favorável, com seqüelas graves em torno de 14% e mortalidade de 6% a 15%.
.
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302001000400011
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/trombose-venosa-cerebral


(71) 4009-8888
Rua Deocleciano Barreto, 10 - Chame-Chame, Salvador-Ba
Av. Tancredo Neves, 2539 - Caminho das Árvores, Salvador-Ba

www.okad.com.br/drlucasmascarenhas