Fatores de risco e possíveis causas da Hipertensão Intracraniana

Fatores de risco e possíveis causas da Hipertensão Intracraniana

20/12/2017 às 23:06:00

Fatores de risco e possíveis causas!

O que se sabe é que há um excesso de líquido cerebral sendo produzido, ou uma falha da absorção deste líquido, denominado de liquor cefalorraquiano, ou as duas coisas juntas, e este desbalanço é o que causa os sintomas da doença. O porque de sua maior produção ou menor reabsorção, levando a uma maior pressão intracraniana, não se consegue descobrir na maioria dos afetados.
Uma das causas frequentes de pseudotumor cerebral é a trombose venosa cerebral, doença onde ocorre uma trombose focal em alguma veia do cérebro, o que causa falha na reabsorção do líquor cerebral, ocasionando o pseudotumor. Algumas medicações, como o excesso de vitamina A, tratamento com hormônio do crescimento (GH) e tetraciclina, são associadas a maior frequência de Pseudotumor, sobretudo em crianças. Uma das condições mais associadas é a obesidade, sobretudo quando ocorre em mulheres mais jovens. A incidência de pseudotumor nesta população duplica, ou quadruplica, dependendo da região que foi estudada.
Alguns estudos mais recentes estão associando os casos de HII (aquelas pessoas com pseudotumor sem causa aparente) à presença de estreitamentos ou estenoses das veias cerebrais. Estes achados, inclusive, levaram ao desenvolvimento de tratamentos baseados em colocação de stents nos locais onde há estenoses nas veias, e relatos de diversos grupos de pesquisadores demonstraram sucesso com essa terapia.
A HII é mais rara na população pediátrica, mas também pode ocorrer, e nas crianças, a maioria dos casos tem alguma causa conhecida, principalmente uso de algum medicamento ou causas infecciosas.
Fonte: http://4et.us/KtWbza
.


(71) 4009-8888
Rua Deocleciano Barreto, 10 - Chame-Chame, Salvador-Ba
Av. Tancredo Neves, 2539 - Caminho das Árvores, Salvador-Ba

www.okad.com.br/drlucasmascarenhas