Saiba um pouco mais sobre a lesão do plexo braquial.

Saiba um pouco mais sobre a lesão do plexo braquial.

22/09/2017 às 11:49:00

A cirurgia consiste em identificar as lesões e repara-las com sutura direta, quase somente possível nas lesões cortantes e enxerto de nervo. Esse enxerto normalmente é retirado da perna sem maiores prejuízos, perda às vezes temporária da sensibilidade da parte posterior da perna. Em casos graves de paralisia total, sabendo-se que o nervo ulnar não recuperará pois seus músculos estão praticamente todos situados na mão e pela distância a reinervação não chegará a tempo, pode-se usa-lo como fonte de enxerto normal ou vascularizado.
.
Essa cirurgia deve ser realizada o mais rapidamente possível, depois da espera de 3 a 4 meses por sinais de recuperação espontânea, para se ganhar tempo no crescimento axonal que é de cerca de 1 mm por dia.
Muitas vezes a lesão é irreparável por avulsão da medula. Nesses casos se utiliza uma tática cirúrgica chamada de NEUROTIZAÇÃO que consiste em utilizar totalmente ou parcialmente um nervo para recuperar outro.
.
Atualmente após uma cirurgia de sutura ou enxerto de plexo braquial, espera-se entre 18 a 24 meses para uma recuperação. Nos casos de neurotização esse tempo pode ser menor pois o nervo usado como motor está mais perto do músculo a ser inervado.